segunda-feira, 5 de março de 2012

Um olhar (também) pode mover o mundo!


"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa, sossega e
depois desinquieta. O que ela
quer da gente é coragem."
(Guimarães Rosa)

Não direi que falta coragem pra escrever, falta mesmo é tempo e palavras em mente pra expressar os sentimentos! Mas pra tudo dá-se um jeito, e confesso que se fosse contar tudo o que vivemos nessas últimas semanas, ia escrever muito. Resolvo fazer um post contando aquilo que de mais nítido está em minha memória e em meu coração :)

Comecemos pelo meu aniversário! 30 de dezembro! É sempre uma alegria estar junto aos meus verdadeiros amigos no litoral. Todos os anos, nos reunimos e além da comemoração, é o dia de contar as novidades, compartilhar as angústias e ideias que vislumbram o ano que virá! No dia seguinte, reuni-se a família, pula-se as 7 ondas, fazemos os pedidos, mais alegria contagia nossos corações!

O ano novo chega! Só que dessa vez, algo diferente e muito bom acontece. Falta exatamente uma semana para eu e a minha queridíssima prima Júlia irmos para a África do Sul. Uma viagem inesquecível...

Foi uma experiência incrível. Não só por ter a oportunidade de conhecer uma cultura e um povo diferente (o que já foi maravilhoso!), mas pela convivência em grupo, e, principalmente, a convivência com a Júlia. Uma menina surpreendente! Ao mesmo tempo que eu me sentia responsável por ela, sentia sua super proteção em relação a mim, mesmo que de uma maneira mais contida (talvez eu seja sentimental demais!)rs.

Minha relação com a Júlia, minha prima-irmã-melhor amiga, lembra-me alguns versos do Carlos Drummond de Andrade que dizem: "Amor é dado de graça,/ é semeado no vento, / na cachoeira, no eclipse. / Amor foge a dicionários / e a regulamentos vários." Eu a amo de uma maneira que não seria capaz de descrever, nunca! Nos dias que vivemos juntas por lá, eu tinha ela, e ela tinha a mim. E nos momentos que batia a saudade, a insegurança, a ansiedade, era ela que me confortava e me ajudava a encontrar a plenitude novamente. Na verdade acho que eu ainda não sou capaz de perceber que a Júlia vem crescendo, pois, aos meus olhos, ela será sempre a minha priminha :)

Vivemos momentos de diversão, de medo, de ansiedade... E como nunca se distingue o bem vivido do não vivido, vivemos! E quando percebemos os dias passarem, observamos melhor o mundo, as pessoas, os sentimentos... As coisas mostram um valor diferente. Aprendemos a dar o valor que realmente todas essas coisas tem!

Bom, eu poderia ficar aqui descrevendo vários passeios que fizemos, vários pensamentos que nortearam as nossas cabeças durante todos esses dias, mas o essencial é invisível aos olhos, visível ao coração! Além da experiência sem tamanho que passamos, sinto que crescemos como seres humanos que somos. Imagina a sensação de estar num lugar repleto de crianças que te olham com um brilho no olhar que só você foi capaz de ver e sentir...decifrar a mensagem de carinho que elas transmitiam mesmo sem proferir uma palavra! São coisas impagáveis que a vida nos proporciona.

As conversas que nós tivemos antes de dormir, ou mesmo no final das aulas, foram todas construtivas e humanizadoras. Sinto muito orgulho de poder viver, conviver e crescer ao lado de pessoas tão especiais assim! Esse primeiro post do ano é dedicado a Júlia! Alguém que se reinventa a cada momento e é capaz de nos dar lições de vida com o seu jeito singelo de ser!