segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Como? Como? Mais uma vez?


Preciso colocar algo do meu cotidiano agora, não precisamente meu, mas a ler a notícia no jornal algo me encomodou profundamente. Ainda bem! Pelo menos isso. Pelo menos a minha mísera indgnação.

Simplesmente, como? Como? Como podemos ser seres pensantes, viver no tão grandioso século XXI, fazer tantos discursos de paz e aceitarmos mais uma guerra para dividir nossas diferenças? Me coloco junto desses seres humanos conformados ao ler a tal notícia...

O Sudão está se dividindo, já que por motivo colocam... Norte católico e negro e sul árabe. Diferenças! Diferenças!
A guerra está acontecendo a anos, mataram 2 MILHÕES de pessoas, para AGORA virem fazer uma votação... Votação essa entre ambos os lados, que vai ocorrer essa semana... O complicado é que mais uma questão é envolvida... O Tão Vangloriado Petróleo... O sul que quer a independência levaria também grande parte das reservas petrolíferas do país.
Desculpem-me, mas o ser humano é desumano e irracional. Talvez o mais burro animal.

Mataram milhares de pessoas que tinham sonhos, tinham vida, tinham parentes, tinham alegrias, tinham histórias. Por uma classificação de cor da pele e como se levar a visão de Deus. Mataram, pois somos intolerantes com as diferenças. Mataram, mataram, mataram!
E agora, podem conseguir... Porém a miséria, o rancor, as mágoas, a falta de esperança, tudo vai continuar.

(Folha de São Paulo, capa, 10/01/2010)

Bem, acho que toda e qualquer guerra deveria ser contada como um ERRO do passado, no qual cometemos, porém não mais como solução de problemas. É como dizer que o genocídio nazista foi algo muito ruim, porém se acontecesse de um líder dizer que outra etnia é inferior, poderíamos matá-la.
Sabe, Os fins NÃO justificam os meios. A culpa continua.

E nos nossos jornais ainda estampam os rostos felizes de americanos e sudaneses sorrindo, como se estivessem preocupados com eles. Isso me soa hipócrita e falso, no olhar dos americanos e europeus só se vê petróleo e olhe lá!

Um comentário:

  1. Oi, Júlia!

    De fato, toda guerra é um erro, assim como a incapacidade de convivermos com as diferenças. Se a separação do Sudão conseguir o objetivo de acabar com o conflito, ótimo! Mas fica difícil acreditar nisso, por causa do petróleo, como você disse, e, também, porque o Sudão do Sul vai surgir como 193ª economia do mundo, ou seja, entregue à miséria, com mais de 80% da população analfabeta! Os seis meses previstos para a separação definitiva serão complicados.

    Abraços e até dia 24!

    ResponderExcluir